segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Quem não tem Hitler, usa Pelé!

Neste último domingo (4), presenciei um dos episódios mais contraditórios existentes em nossa sociedade. Era final de tarde, cheguei a pensar que o Reveillon  havia sido adiantado. Uma imensidão de fogos de artifício era queimada no início da noite de 4 de dezembro em virtude da última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol.

No Brasil “O país do futebol” não se pode deixar de comemorar o título do campeonato, ou a permanência na divisão mais elevada, ou mesmo a queda de um time rival na classificação. Tudo é motivo de festa e de orgulho para uma nação onde os devotos desse esporte “Dão a vida” por seus clubes.

Enquanto isso, são colocados para escanteio vários problemas do cotidiano, como a corrupção, a miséria e o desemprego. O “Crack” com jogadas rápidas e astutas está nas favelas destruindo as perspectivas da Juventude.

 A cada dia só aumentam as desigualdades oriundas do Sistema Capitalista até então vigente. Como as pessoas não enxergam isso?

A grande massa não percebe que na segunda-feira somos nós que iremos “SUAR A CAMISA” e levaremos CARTÃO VERMELHO caso contrário?

 Os empresários continuam apitando as regras do jogo e lucrando cada vez mais com a venda de camisas, acessórios e ingressos para os jogos, além das contribuições dos sócios desses renomados clubes, as trocas e empréstimos de jogadores, tudo isso para a obtenção do capital.
O esporte é maravilhoso e faz muito bem à saúde, porém, dentro do Capitalismo se resume apenas em um meio de faturar dinheiro e um entretenimento alienador.

Um comentário:

  1. Natanel,
    Primeiro agradeço sua visita e seu valioso comentário no meu blog.
    Quanto ao futebol acredito ser a verdadeira identidade nacional. Todos nós logo que começamos a andar já brincamos com uma bola e como infelizmente predomina o capitalismo tudo que se refere ao esporte está exposto para a venda. Gosto de futebol, acompanho todas as resenhas e é necessário o debate quanto a comercialização e escravidão dos jogadores a empresários e cartolas. E uma coisa que me preocupa é a violência por parte de torcedores. O futebol é apenas um esporte. Ganhou tudo bem. Perdeu, amanhã pode-se vencer tranquilamente.
    O futebol tem a característica de unir todo um país de norte a sul.
    Muito obrigado. Abraço!

    ResponderExcluir